Recuva é um pequeno utilitário gratuito capaz de restaurar arquivos excluídos acidentalmente, e acabar com o desespero de muitos.

Quem nunca excluiu um arquivo importante enquanto realizava aquela faxina no computador? Ou então, formatou o HD e esqueceu de fazer uma cópia de segurança daquela pasta importante do trabalho? Se isso acontecer, não entre em pânico, existe um pequeno software que pode resolver seus problemas!
Recuva é um utilitário muito leve e eficaz, capaz de restaurar dados excluídos por engano.
Isso é possível porque quando um arquivo é apagado do disco, ele na verdade ainda permanece lá. O processo de excluir de fato algum dado dos setores do disco é bastante demorado, e por isso, o sistema apenas marca aquele espaço como re-utilizável. Desta forma, o arquivo ainda permanece lá, caso aquele espaço ainda não tenha sido utilizado novamente.
Por esta razão, é muito importante que o usuário não instale nenhum software, nem mesmo o Recuva, no disco onde estão os dados que precisam ser recuperados. Não se deve nem mesmo copiar novos arquivos para este disco até que os dados perdidos sejam restaurados. Isso faz com que os arquivos sejam mantidos intactos.
O Recuva possui uma interface bem amigável, e em sua janela principal, ele exibe informações sobre os arquivos encontrados. A cor verde significa que o arquivo não foi danificado e poderá ser restaurado. A cor amarela mostra que o arquivo está corrompido e pode não funcionar corretamente. E a cor vermelha quer dizer que não será possível restaurar aquele dado, pois ele já se encontra irrecuperável.
Visão geral:
- Recupera arquivos excluídos;
- DeepScan realiza uma varredura profunda no disco, buscando dados recuperáveis;
- Possui versão portátil;
- Assistente de restauração que auxilia usuários sem conhecimento avançado;
- Suporte a mais de 37 idiomas.
Recuva não somente é capaz de recuperar dados de discos rígidos, como também oferece suporte a pen drives, câmeras e cartões de memória.
Uma observação importante: quando for recuperar seus dados, faça-o em um disco separado, ou em um pen drive. Novamente, isso irá evitar que se danifique a estrutura dos arquivos, enquanto se restauram outros.