O QuickTime é um poderoso reprodutor de vídeos para visualização on-line e offline.

O QuickTime é, provavelmente, o player mais popular do mundo porque, além de ser um produto da Apple mundialmente famoso, é uma ferramenta muito poderosa: permite a visualização de diversos formatos de áudios e vídeos, em particular, é projetado para leitura de arquivos no formato MOV.
Como a maioria dos players, o QuickTime também é totalmente gratuito. Após a instalação, você pode ver filmes (ou músicas) dentro do navegador (Internet Explorer, Firefox, Chrome e muitos outros) que estiver utilizando sem ter que baixar o arquivo para o seu computador. Frequentemente, são disponibilizadas melhorias tanto para o player quanto para o codec de versão para versão do QuickTime. Tudo isso para manter o software como uma grande ferramenta, rápida e flexível, permitindo uma visualização mais bem definida e um carregamento mais rápido dos diversos conteúdos multimídias (imagens, vídeos, áudios, filmes, textos, animações dentre outros).
O QuickTime usa a tecnologia de compressão H.264 que é bastante inovadora: o objetivo é fornecer um padrão de altíssima qualidade para arquivos multimídias tanto de alta quanto de baixa resolução. O padrão é usado para telefones móveis (3GP) e na nova geração de DVD (HD-DVD, Blu-ray, MPEG-4), a fim de proporcionar uma elevada qualidade com peso significativamente reduzido.
Até mesmo o áudio no QuickTime é tido em alta qualidade e de fato, o software oferece um som de até 24 canais e suporta um número muito grande de formatos (AIFF, WAV, MOV, MP4, Caf, AAC, para citar alguns).
O QuickTime também possui plugins. Um deles é o QuickTime VT que permite a criação de imagens panorâmicas a partir de fotos tiradas normalmente ou capturadas por câmeras especiais. Também possibilita analisar um ponto fotografado de diversos ângulos.