O eMule é um cliente open source para compartilhamento de arquivos P2P repleto de características interessantes.

Foi em 2002, quando o programador alemão chamado Hendrik Breitkreuz, também conhecido como Merkur que, insatisfeito com o cliente eDonkey2000 original, convocou outros programadores para juntos aprimorarem o projeto, o que resultou no software de código aberto mais famoso da história da Internet: o eMule.
O eMule foi projetado para lidar com uma enorme quantidade de dados e seu diferencial está na forma com que os compartilha: através de computadores conectados à rede de servidores ED2K (eDonkey), Source Exchange, Kad (Kademlia), entre outros. Isso quer dizer que, por meio da arquitetura de rede Peer-to-Peer (P2P), o arquivo a ser baixado é compartilhado através de diversos computadores conectados a Internet, fazendo com que cada usuário seja, ao mesmo tempo, um servidor.
Em um primeiro momento, o usuário pode não achar muito vantajosa a taxa de transferência do eMule. Isso acontece porque o programa limita a velocidade de download independentemente da conexão que usuário possua, mas a medida em que ele passa a compartilhar os arquivos baixados, esta taxa tende a aumentar, estimulando o compartilhamento de arquivos.
O eMule ainda possui um canal exclusivo de conversação entre os usuários conectados, com filtros contra floods, trolls e spams.
A interface do programa é bem intuitiva, facilitando a busca por arquivos e o monitoramento dos downloads. O eMule é gratuito, sem publicidade e está disponível para todas as versões do Windows.