OpenOffice, suíte de aplicativos para escritório alternativa ao Microsoft Office com código aberto para ser usada por quem quiser, aonde quiser!

O OpenOffice, também conhecido como BrOffice no Brasil, é um pacote com aplicativos para escritório similar ao Microsoft Office, com uma diferença: é 100% gratuito. Poder ser usado em um computador pessoal, ou instalado em todos os computadores de uma empresa, sem que seja necessário comprar licenças de uso.
O conjunto de aplicativos do OpenOffice é parecido com o do Microsoft Office:
- Writer – editor de textos;
- Calc – editor de planilhas;
- Impress – apresentações eletrônicas;
- Draw – ferramenta de desenho;
- Base – banco de dados;
- Math – editor de equações matemáticas.
Cada um dos aplicativos da suíte foi cuidadosamente desenvolvido para atender às necessidades do usuário, e não é preciso se preocupar, pois o OpenOffice é compatível com os formatos de arquivos da Microsoft (.doc, .xls, .ppt, etc.). Isso quer dizer que nele poderão ser abertos e editados quaisquer arquivos que tenham sido criados a partir do Microsoft Office.
No editor de textos Writer, o usuário pode redigir desde pequenos textos à um livro inteiro. Ele traz um corretor ortográfico automático, e possibilita que os documentos sejam exportados em PDF.
Com o Calc é possível gerar gráficos ou construir planilhas eletrônicas, com fórmulas que ajudam a automatizar o processo de contabilidade de uma empresa ou gerenciar despesas em casa.
O Base permite o gerenciamento de banco de dados, com a possibilidade de realizar buscas e organizá-las de diferentes formas. Para casos mais avançados o Base suporta nativamente vários bancos de dados populares (Adabas D, ADO, Microsoft Access, MySQL).
Ainda é possível importar objetos, para quando desejar inserir em uma apresentação do Impress, um gráfico gerado no Calc, por exemplo. Ou escrever no Write, uma equação matemática criada com o Math.
Todos os aplicativos contam ainda com um assistente, que auxilia na criação de documentos, planilhas, apresentações, banco de dados, e na realização de qualquer outra tarefa.
O OpenOffice, BrOffice, ou ainda LibreOffice, não fica atrás de qualquer concorrente. Possui excelentes recursos e ferramentas, além de ser livre para qualquer utilização. Está disponível em português e roda em praticamente qualquer sistema: Windows, Linux e MacOS.